segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O ANO É 2001-NINTENDO LANÇA O SUCESSOR DO GAMEBOY: O GAMEBOY ADVANCED

GAMEBOY ADVANCED E SP



Game Boy Advance,o melhor portátil da história, foi precursor de uma série de tecnologias que fizeram dos portáteis de hoje o que são. Melhor dizendo, graças ao sucesso que o GBA teve, a Nintendo garantiu calibre suficiente para fazer do Nintendo DS o mais importante portátil da história.


Tudo isso, é claro, por conta de um excelente design de hardware, atrelado a experiência única de se jogar diferentes tipos de clássicos mas, obviamente, com o suporte da imbatível biblioteca de jogos que foram lançados.


Criado para acompanhar a evolução dos consoles de mesa do início dos anos 2000, o Game Boy Advance foi lançado em 2001 como o sucessor da família Game Boy, trazendo como destaque principal um display LCD de 2.9 polegadas capaz de exibir mais de 32 mil cores simultâneas. Este foi um verdadeiro salto quântico no que diz respeito a videogame portátil, ainda mais se levarmos em conta que os engenheiros da Nintendo projetaram o GBA para ser retrocompatível com os jogos de Game Boy e Game Boy Color, o que o fez ter uma biblioteca de mais de mil jogos já no dia de seu lançamento.


Outra grande adição ao design foi a inclusão dos botões L e R nas laterais do portátil, permitindo que muitos games se beneficiassem dos mesmos. Porém, o GBA também trouxe um gravíssimo problema: seu LCD ainda não possuía iluminação, o que fazia com que parte da experiência proporcionada por seu display colorido fosse prejudicada. Como solução, uma série de produtos alternativos foram lançados para o GBA, como luzes fixadas na parte superior do aparelho (as famosas Worm Lights). O melhor destes acessórios sem dúvida foi o Afterburner, uma iluminação que era instalada dentro do próprio aparelho entre o display e a tela de acrílico que o protegia. Um kit com Afterburner custava praticamente a metade de um novo GBA e ainda exigia conhecimentos de eletrônica para ser instalado, ainda assim era um investimento que valia a pena por muitos anos, até a Nintendo repaginar seu portátil.


Assim como seus irmão mais velho, o GBA também trouxe opção multiplayer através do cabo Game Boy Link, porém um outro cabo foi lançado exclusivamente para conectar o portátil ao Nintendo GameCube, oferendo suporte a games como The Legend of Zelda: Four Swords, Final Fantasy Crystal Chronicles e Pokémon Colosseum.


Entre 2001 e 2008, o GBA passou por três redesigns. O primeiro deles, o Game Boy Advance SP trouxe tanto uma tela de LCD com iluminação quanto baterias recarregáveis. Seu sucessor, o GBA SP Backlight, assim como o nome sugeria, trouxe iluminação traseira ao LCD, o que permitiu uma maior intensidade de brilho e qualidade de tela. Por fim, em 2005, já com o Nintendo DS sendo lançado, a Nintendo anunciou o Game Boy Micro, o menor dos portáteis da empresa, sem retrocompatibilidade com a família GB e GBC, mas com muito mais duração de bateria.


Em pouco mais de oito anos, o Game Boy Advance vendeu ao redor do mundo mais de 81 milhões de unidades (incluindo todas suas versões e cores), fazendo deste um dos portáteis mais comercializados na história dos games. O motivo das boas vendas foram seus jogos é claro, afinal, software é que vende hardware, como a história dos videogames sempre nos contou.




TOP 10 – Navegando em mares generosos


Assim como o Super Nintendo e, de certa forma semelhante com o que ocorreu com o PlayStation 1, o Game Boy Advance foi contemplado por uma das mais generosas biblioteca de títulos. Ao todo foram mais de 2.000 jogos lançados no mundo todo, sendo que pelo menos 300 você precisa jogar algum dia na sua vida. Por isso mesmo escolher apenas dez entre tantos games bons foi uma das tarefas mais difíceis que eu tive na última semana, mas que também foi muito divertido de ser feita. Eis que meu TOP ficou assim:


1. Golden Sun




2. Metroid Fusion


3. Final Fantasy Tactics Advance


4. Castlevania: Aria of Sorrow


5. Advance Wars


6. Mario Kart: Super Circuit


7. Boktai 2: Solar Boy Django


8. The Legend of Zelda: The Minish Cap


9. Mario & Luigi: Superstar Saga


10. Pokémon Emerald 



Informações Técnicas


Hardware
 O Game Boy Advance é retrocompatível com a maioria dos jogos lançados para o Game Boy e o Game Boy Color, assim como novos jogos desenvolvidos para levar vantagem das novas capacidades técnicas do sistema. É alimentado por duas pilhas AA, que fornecem cerca de 5-10 horas de jogo, assim como uma fonte opcional de energia que é conectada diretamente nas entradas de pilha do GBA. A versão SP do GBA vem com uma bateria recarregável de íons de lítio e acompanha carregador bivolt automático.


Processadores
 O GBA possui um processador 32-bit ARM de 16,8-MHz personalizado. É baseado na arquitetura RISC, muito mais destinada a linguagem de programação C que os processadores 8-bit Z-80A usados em versões anteriores do Game Boy. O processador ARM pode ser executado em ambos modos 32-bit ARM e 16-bit "Thumb". O sistema também contém um processador Z-80A de 8,4-MHz para fornecer suporte aos jogos antigos do Game Boy, porém os dois processadores não podem funcionar ao mesmo tempo.


Dimensões
 Comprimento: 144,5 mm
 Largura: 24,5 mm
 Altura: 82 mm
 Peso: 140 g


Tela
 A tela de 2,9" LCD é capaz de uma resolução máxima de 240x160 pixels em cores de 15-bit (32.768 cores). Esta tela possui mais pixels que os 160x144 do Game Boy, e quando os jogos da plataforma antiga são rodados o jogador pode apertar "L" ou "R" para selecionar entre um modo de 160x144 com uma tarja preta ou aumentar a escala para 240x144 pixels. 


FIM.



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